Imagem capa - Lista de Convidados!!  E agora quem convidar??? por Camera 4 Fotografia
Blog

Lista de Convidados!! E agora quem convidar???

O pedido foi aceito, a família toda já está sabendo, vocês já conversaram, já decidiram o estilo, já fecharam o orçamento e agora, infelizmente, é aquela hora da terrível lista de convidados.

Não, não é uma tarefa fácil. Acontece que vocês precisam tomar mais algumas decisões quanto aos convidados. Por exemplo: se o casamento de vocês será um mini wedding (falarei mais dele em um post mais para frente), então a lista de vocês realmente será beeeeem enxuta. Vocês terão que definir prioridades sobre quem vocês querem ao lado de vocês neste grande dia.





  • Meus pais querem convidar algumas pessoas que não estão na lista

Fazer a lista de convidados envolve uma série de questões: seus pais vão querer que convide o dono da padaria da esquina ao lado, sua mãe vai querer chamar aquela amiga de infância, seus avós vão querer que vocês convidem a vizinhança inteira. E aí vai aquele velho e bom senso de sentarem para conversar. Vocês terão alguma ajuda de custo? Seus pais pagarão pelos convidados a mais que eles quiserem? O lugar comporta essa quantidade de pessoa a mais? Fugirá daquilo que vocês planejaram para o casamento?

Vocês terão que colocar tudo isso em pauta e explicarem tudo isso para seus familiares. Atualmente é mais comum que o casal pague pelos gastos do casamento, porém, pode ser que os pais/sogros queiram ajudar para que possam ter essas ‘regalias’ de convidarem quem quiserem, afinal, é o casamento de seus filhos!! Mas lembrem-se, o casamento é de vocês, vocês deverão pensar se é isso que realmente querem. Pode ser que eles queiram convidar algumas pessoas por educação ou porque eles querem desfrutar com essas pessoas no dia do seu casamento.

  • Convidarei apenas para a cerimônia religiosa

Descartem completamente a ideia de convidarem algumas pessoas apenas para a cerimônia religiosa, isso é totalmente indelicado e deselegante. Coloque-se no lugar dessas pessoas: imagine você ir ao casamento de alguém, e no final da cerimônia, os convidados se direcionam para a festa e você não, pois não foi convidada? Com certeza você ficaria mega chateada e se perguntaria qual o motivo dos noivos não te convidarem. Você se sentiria diminuída, triste e pensando que não era uma pessoa especial para o casal.

  • Posso convidar apenas os pais e não os filhos?

Algumas noivas me perguntam se é chato convidar apenas os pais e não as crianças. Bom, esse é um assunto realmente complicado. Caso vocês optem por fazer isso, é algo que terá que ser extremamente explicado e conversado com os pais, pois muitos pais entendem que “se meu filho não é bem-vindo, eu também não sou”. Outro ponto importante também que tem que ser pensado com as crianças convidadas, é que vocês terão que pensar em algum tipo de entretenimento para essas crianças, e uma possível salinha para caso as crianças queiram dormir e os pais não tenham que ir embora. Monitores infantis nessas horas são de grande ajuda e uma ótima sacada para que vocês tenham mais tempo seus convidados com vocês! Por isso, é importante que vocês coloquem todas essas pessoas na ponta do lápis e fica melhor vocês não convidarem o casal e família do que apenas convidar o casal.



*Foto Ilustrativa


Há também aqueles casos em que os filhos já são casados, e caso vocês queiram convidá-los, vocês terão de enviar outro convite para este novo casal, pois mesmo que eles sejam da mesma família, agora estão constituindo uma nova família.

  • De repente alguém se convida para o meu casamento, o que faço?

Bom noivinhas, aí é que são elas... É muiiiiito complicado quando acontece isso, e normalmente ou é uma pessoa meio ‘sem-noção’ mesmo, ou ela já estava achando que você a convidaria. O que vale nessa hora é uma boa conversa e explicar para a pessoa que seu casamento será algo mais intimista e que você gostaria de tê-la convidado, mas que infelizmente não será possível. Caso a pessoa tenha se convidado por achar que você já a convidaria, preste atenção sobre como você está tratando as coisas do seu casamento. Você está falando do seu casamento para todo mundo? Você ficou falando detalhes do seu casamento para essa pessoa? Eu sei que é uma delíciaaa falar sobre os preparativos, mas fica meio ilógico você falar horas, dias e semanas com uma pessoa para o seu casamento e não convidá-la.

  • E os namorados/ as namoradas dos parentes?

Sim, vocês devem convidar pessoas que vocês realmente querem com vocês, mas nesses casos envie um convite a mais. Em muitos casos, as pessoas sentem como se fosse um convite para não ir sabe? Fui convidada, mas meu namorado não? Vou sozinha? É a mesma situação de pessoas que não tem acompanhante/namorado, envie um convite a mais mesmo assim. Essa pessoa não se sentirá confortável de ir sozinha, e provavelmente não irá.

Noivinhas, o primordial é vocês serem sensatos, ponderados e principalmente se colocar no lugar dos outros e curtam este momento, por mais que seja uma situação mais delicada!!

Vou deixar um fluxograma aqui para que vocês possam se nortear, talvez ajude vocês nesse momento :D 



Texto escrito por Paula Grandini – Assessora de Noivas e Cerimonialista 

Contato: facebook.com/pgassessoria